A cidade ideal presente no imaginário de todos e pouca vezes desenhada, encontra, neste esquema de Antonio di Pietro Averlino (Filarete) do início do renascimento para o Duque de Milão Francesco Sforza, valores que podem articular a ideia específica de projeto à necessidade genérica do plano, tão carentes nas cidades contemporâneas controladas pelo mercado.

Para o CIVITAS a explicitação da cidade como objeto de conhecimento significado pela Polis, Urbis e Civita, através do projeto e do plano, é o caminho possível da construção e gestão da cidade justa e equilibrada entre os interesses econômicos, sociais e ambientais.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um panorama sobre os trabalhos e experiências de nossos sócios fundadores


LUIZ CLAUDIO BITTENCOURT
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980). É especialista em Restauro Critério de Intervenção FUPAM (1986), especialista em arquivologia Centro de Memória da UNICAMP (1987), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1990), doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000), pós-doutor pelo Instituto de Geociências da UNICAMP (2007). É professor do Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da FAAC-UNESP-Bauru. Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Avaliador de Curso de Graduação e Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Coordenador do Instituto de Pesquisas CIVITAS. Aprovou, coordenou e reconheceu o Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Ourinhos (2003-2011)

JOSMAR CAPPA
Possui Graduação em Ciências Econômicas pela PUC Campinas desde 1987 e Doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp desde 1999. Atua como Professor e Pesquisador na Faculdade de Ciências Econômicas da PUC Campinas desde 1998. Defendeu projeto de pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Geociências da Unicamp, entre 2005 e 2007, sobre desenvolvimento regional e aeroportos, tendo como objeto de estudo a Região de Campinas e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Coordenou a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas de 2001 a 2003. Presidiu o Conselho de Energia de Campinas de 2001 a 2003. Tem experiência na Área de Economia, com ênfases em Economia Urbana e Regional, Políticas Públicas e Gestões Estratégicas. Publicou vários artigos em jornais de grande circulação, revistas indexadas, no país e no exterior, e em congressos nacionais e internacionais.

ROSANA GUIMARÃES BERNARDO
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas desde 1979 e Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Brasil (2002). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Campinas durante 33 anos.
Foi pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e assessora chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Plano Diretor de 2006, Plano Diretor de 1996, Plano Diretor de 1991, Sumário de Dados Demográfico e Econômico de Campinas, Plano Local de Gestão Urbana de Barão Geraldo e Plano Local de Gestão Urbana da Área de Proteção Ambiental - APA de Souzas e Joaquim Egídeo.
Tem se dedicado ao desenvolvimento de metodologia de trabalho para garantir maior participação popular nas questões relativas ao planejamento do município de Campinas o que permitiu a formação de várias turmas dentro do curso denominado Capacitação Continuada. Fez parte de curso ministrado pelo Ministério das Cidades estando habilitada como Consultora e Capacitadora com Experiência em Planos Diretores.
Participou do Conselho da Cidade de Campinas – ConCidade como conselheira titular, sendo que atualmente representa o CIVITAS como suplente. É indicada como conselheira emérita do Conselho do Patrimônio Cultural de Campinas - Condepacc.
Coordenou a IV Conferência da Cidade de Campinas em 2009 e foi conferencista da Terceira Conferência da Cidade de Campinas em junho de 2007.

JANAINA BARBOSA DE CARVALHO
Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2000), pós-graduação, lato sensu, pela PUC-Campinas em Direito Administrativo. Atualmente é advogada pública concursada na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas-EMDEC. Prestou assessoria jurídica a parlamentares no município de Campinas. Foi consultora na empresa REURB na área de direito urbanístico e ambiental. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em direito administrativo, urbanístico e processo legislativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Administrativo, Licitações e Contratos.

ANDREA STRUCHEL
Possui graduação em Direito (1997) e Mestrado em Urbanismo (2005), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui especializações pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo em Direitos Difusos e Coletivos (2002) e pela Universidade da Amazônia em Grandes Transformações do Direito Processual Civil (2007). É estatutária da Prefeitura Municipal de Campinas, exercendo atividades de assessoramento junto ao Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (desde 2009). É Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Curso de Extensão em Direito Ambiental (desde 2005) e na Especialização em Gestão Pública (desde 2008). Foi professora da Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa, ministrando as disciplinas de Legislação e Licenciamento Ambiental e Gestão Ambiental Urbana no Curso de Gestão Ambiental (2010-11). Ministrou a matéria Legislação Ambiental no Programa Coletivos Educadores Ambientais de Campinas do Ministério do Meio Ambiente, ONGs e Poder Público (em 2007 e 2008). É pesquisadora convidada do Labeurb (Unicamp), contribuindo para o projeto internacional “As Políticas Públicas e a (re) divisão do espaço urbano” (desde 2007). É articulista da Associação Campineira de Imprensa (desde 2007). É membro do Grupo de Estudos Ambientais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (desde 2005). Atua na área do Direito Público, com ênfase em Políticas Públicas, Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico. Publicou vários artigos em revistas indexadas e em congressos nacionais e internacionais.

PATRICIA CERONI SACARABELLI
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paulista (2001), Mestre em Urbanismo pela PUC Campinas (2004) e Especialista em Educação à Distância (EAD) pela UNIP (2011). Atua no mercado desde 2001 em seu escritório próprio, Scarabelli® Arquitetura ● Design de Interiores ● Paisagismo, desenvolvendo projetos e gerenciamento de obras residencial, comercial, corporativa e industrial. Possui diversos projetos e artigos publicados em revistas e jornais, bem como trabalhos em exposições, mostras e concursos de arquitetura. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP Campinas e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP Salto (desde 2008) e Coordenadora dos cursos de Desenho Industrial e Design de Interiores da UNIP Campinas (desde 2012). Ministra aulas e palestras de Projeto Arquitetônico, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Estruturação Urbana, Metodologia da Pesquisa e Orienta Trabalhos Finais de Graduação (TFG). Foi docente do SENAC Campinas (2003-2007). Desenvolve pesquisas relacionadas a Patrimônio Histórico e Arquitetônico desde 1999, se tornando especialista na Região do Guanabara (Campinas-SP) e nas questões que envolvem o desenvolvimento urbano da cidade de Campinas. Devido à sua experiência e aperfeiçoamento é constantemente solicitada para consultorias e palestras nas áreas de patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico por diversas instituições, tais como UNICAMP, CEUNSP, UNIP, Prefeitura Municipal de Campinas e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. É membro fundadora do Instituto CIVITAS (desde 2007) e do Instituto AÇÃO SILÊNCIO (desde 2009), que atuam nas áreas sociais e de políticas públicas em Campinas e Região Metropolitana, desenvolvendo ações que integram cidadania, cultura, arquitetura, esporte e crescimento social. Foi colaboradora da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura de Campinas (2003) e Membro Suplente representante da Câmara Municipal de Campinas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas (2007-08).

SYLVIA REGINA DOMINGUES TEIXEIRA
É estatutária da Prefeitura Municipal de Campinas (desde 2000), exercendo atualmente atividades de assessoramento junto ao Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (desde 2012). Coordenou a elaboração do Anteprojeto do Código Ambiental do Município de Campinas (2003-04). É palestrante na área ambiental, possuindo artigos publicados em revistas e congressos.

JOÃO MANUEL VERDE DOS SANTOS
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é professor Mestre da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sócio e diretor da Empresa Verde & Socca Arquitetura S/S Ltda., sócio fundador da Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas, associado do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas e sócio fundador da Associação dos Amigos do Centro de Campinas onde é Diretor Técnico. Desde 1993 é Conselheiro do CONDEPAC - Conselho Municipal do Patrimômio Cultural de Campinas como representante da AREA - Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas. Desenvolve atualmente Projeto de Extensão na Pontifícia Universidade Católica de Campinas na elaboração de Projetos de Arquitetura e Urbanismo junto à Associações e Comunidades Carentes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projetos de edificações, história e patrimônio histórico, restauro de edifícios históricos, meio ambiente e paisagismo.

IVONE SALGADO
Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas junto ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (desde 1998) e junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (dese 1987). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), Mestrado em Urbanisme "Amenagement et Environnement" pelo Institut d´Urbanisme de Paris - Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1981), doutorado em Urbanisme "Amenagement et Environnement" pelo Institut d´Urbanisme de Paris - Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1985) e pós-doutorado junto ao Istituto Universitario di Architettura di Venezia (2008-2009). Foi professora convidada da Universitá Degli Studi Di Genova junto ao Laboratorio di Analisi Urbane e Territoriali no ano de 2006. É Lider do Grupo de Pesquisa Cultura Urbanística na Tradição Clássica do CEATEC PUC Campinas.Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, tendo sido presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas (CMDU), atuando principalmente nos seguintes temas: história do urbanismo, história do urbanismo no Brasil, história da arquitetura, história da arquitetura no Brasil e fundamentos da arquitetura e urbanismo.

MARIA RITA SILVEIRA DE PAULA AMOROSO
É Mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009). especialização em Ecologia Humana UNICAMP, Especialização em Urbanismo Moderno PUC-CAMPINAS, experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: restauro, revitalizaçao, requalificação urbana.Trabalhando atualmente no gerenciamento de projetos e obras da SEMURB -CAMPINAS como assessora de gabinete para projetos especiais.Doutoranda da FEC-UNICAMP.Arquitetura, Tecnologia e Cidade com pesquisa em Patrimônio e restauro.


OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA
Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e especialização em Análise Empresarial pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Atua no terceiro setor com cargos de direção e exerceu vários cargos públicos junto a Prefeituras Municipais, com destaque ao cargo de Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Campinas.

SARAH MARIA MONTEIRO DOS SANTOS
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1977), especialização em Atualização Didática Para Docentes de Nível Superi pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984) , especialização em Desenvolvimento Urbano e Regional pelo Comissão Nacional de Política Urbana e Instituto Jones dos Santos Neves (1977) , mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Diplôme D'études Approfondies Dea Urbanisme Et Amé pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1988) . Atualmente é Analista de projetos SR do Fundação Sistema de Análise de Dados. Tem experiência na área de Economi, com ênfase em Economia Regional e Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano.

JOSE HENRIQUE SPECIE

Mestrando em Direito Político e Econômico (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Direito Processual (2004) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor de Direito do Estado e Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Advogado (2000) atuando com ênfase no Direito Público.

MARCOS EDUARDO GOMES CUNHA

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988) e mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é horista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, diretor executivo - voluntário da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Subseção Campinas e sócio-proprietário - CICLO AMBIENTAL Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição, Gestão Ambiental, Saneamento e Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, efluentes líquidos, sistemas de gestão ambiental, indicadores de desempenho e índice de sustentabilidade, avaliação do ciclo de vida, normas série 14000 e projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo.


CAIO RAVAGLIA
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Atualmente é Coordenador Nacional de Direito Público da Escola Superior de Administração e Marketing - ESAMC, professor assistente - Anhanguera Educacional S/A - FAC 1 e Coordenador do Núcleo de estratégias de Nivelamento e professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.



Outros membros:

FABIO AUGUSTO BELLANDI SAMPAIO
PAULO ROBERTO CABESTRO